quarta-feira, 26 de março de 2014

Um pouco sobre E-Readers

Hoje resolvi falar sobre a nova febre dos leitores, os E-Readers!


       Para quem não sabe E-reader é um leitor de livros digitais, ou E-books. Então você me pergunta: "Mas Mia, os tablets e celulares não fazem a mesma coisa?" Sim, fazem, mas eu tenho certeza que você que já tentou ler um livro usando um destes aparelhos, depois de algum tempo não conseguia mais abrir os olhos - sendo exagerada - não conseguia manter os olhos abertos - deu no mesmo.

      Isso acontece porque a tela de celulares, tablets e computadores é feita com cristal líquido (LCD) - eu pesquisei, tá? -, cuja iluminação causa um gasto enorme de bateria e irritação aos olhos. Além disso, lendo em um E-reader você não vai receber notificações de aplicativos e redes sociais perturbando o seu momento com o seu livro. E, o E-reader mais pesado que eu achei, tem somente 340 gramas, mas há alguns de menos de 200 também. 

    A tela dos E-readers usa a tinta eletrônica, ou papel eletrônico, que não agride os olhos e assim aproxima-se mais dos livros convencionais. Os aparelhos permitem a leitura de textos em vários formatos, variando de acordo com o modelo. A maioria reproduz áudio, para aqueles que leem ouvindo música - quem nunca, né?-, porém a ação irá aumentar drasticamente o gasto de bateria. Falando em bateria, esta dura muito tempo quando comparada à bateria dos tablets, afinal o e-reader consome apenas durante a virada de página. Há alguns modelos que possuem a tecnologia e-ink, que facilita a leitura em ambientes muito claros, por refletir menor quantidade de luz. 

     Aí você diz: "Mia, o que você tem contra livros físicos?". E eu respondo: "O preço, que vai falir meus pais qualquer dia desses." O preço dos E-books, ou livros digitais, são sempre - nunca vi ser mais caro - mais baratos do que os livros físicos. Se você é um leitor assíduo, vale a pena pagar por volta de R$ 700, porque você irá economizar muito nos preço dos livros, além de ter a vantagem da maior mobilidade do E- reader.

      Contudo, para mim, nada vai substituir o livro físico \o/ - felicidade geral da nação. Eu amo arrumar e rearrumar minha estante a cada novo livro, amo o cheiro de livro novo, amo a textura de algumas capas. Alguns livro são especiais de uma forma que não seriam se fossem digitais. E E-books diminuem a chance de fazer seus amigos amarem ler também, afinal você não vai emprestar seu E-reader - eu acho. Mas é claro que,  para você que não tem esse meu apego por livros físicos, eu acho que é uma ótima escolha. 

      Espero que tenham gostado do post. Se vocês sabem alguma coisa mais sobre E-readers, tablets, não sei, só comentar. E, é claro, se eu falei alguma besteira, digam. Isto é muito importante para mim. Beijos da Mia :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário